Óleos Essenciais Bio

os nossos óleos essenciais são 100% puros e certificados!

Os óleos essenciais são a parte odorante e perfumada das plantas aromáticas que as protegem das pragas e do stress hídrico. São extraídos da folha, da flor ou da casca.

Além de serem agradáveis e utilizados em cosmética e perfumaria natural, têm inúmeras propriedades medicinais em aromaterapia e constituem desde a antiguidade uma alternativa aos antibióticos.

Na Herdade de Vale Côvo os óleos essenciais são extraídos a vapor de água num alambique em aço inox a partir das próprias plantas da exploração cultivadas em agricultura biológica.

Alecrim

Rosmarinus officinalis

Alfazema

Lavandula officinalis

Tomilho-bela-luz

Thymus mastichina

Esteva

Cistus ladanifer

Funcho

Foeniculum vulgare

Eucalipto

Eucaliptus globulus

Perpétua-das-areias

Helichrysum stoechas

Poejo

Mentha pulegium

Rosmaninho

Lavandula stoechas

Perfume da Serra

Composição de Óleos Essenciais

Aplicações dos óleos essenciais BIO

+ info  no nosso guia de utilização!

Purificadores do Ar

Os óleos essenciais possuem propriedades anti-sépticas, antivirais e antibacterianas, sendo utilizados como purificadores e desodorizantes do ar. 

 

Inalações

A inalação dos óleos essenciais puros ou em vapores é eficaz no tratamento de problemas respiratórios, no alívio de tensão nervosa e dores de cabeça.

Massagens Aromáticas

Ao massajar o corpo com óleos essenciais diluídos num óleo vegetal, combinam-se as propriedades terapêuticas dos óleos essenciais com os efeitos benéficos da massagem.

Perfumes e Colónias

Para fazer um perfume, diluir 15-25% de óleos essenciais em álcool puro e deixar repousar 15 dias em local escuro. Para as colónias, diluir 12-15% de óleos essenciais em álcool 70º.

Banhos Aromáticos

Algumas gotas de óleos essenciais no banho ajudam a aliviar as tensões do dia-a-dia. São particularmente eficazes em casos de lesões e dores musculares, irritações da pele, problemas circulatórios e insónias.

Gargarejos ou Bochechos

Adicionar 3 a 4 gotas de óleo essencial a um copo de água fervida e gargarejar, ajuda no tratamento de inflamações da garganta e orofaringe, úlceras na cavidade bucal e dores de dentes.

Compressas Aromáticas

Com água morna: acalmam lesões antigas, dores musculares, dores menstruais, dores de ouvidos, quistos e problemas de pele. Com água fria: são eficazes em casos de entorses, inflamações, contusões, inchaços, dores de cabeça, queimaduras e febres.

Óleos Corporais, Loções e Cremes

Diluir 1- 5% de óleos essenciais (aprox. 20-100 gotas) em óleo vegetal (100 ml), loção ou creme base.

AVISOS E PRECAUÇÕES

Cada vez mais as populações utilizam os óleos essenciais para promover o bem-estar, a saúde e uma melhor qualidade de vida. 

No entanto, recomendamos a consulta de literatura especializada e o aconselhamento de um profissional de saúde, sempre que se utilizem os óleos essenciais com fins terapêuticos.

É imperativo respeitar as precauções elementares:

Evitar o contacto com os olhos;

Manter fora do alcance das crianças;

Não usar durante a gravidez nem durante o aleitamento;

Não aplicar em crianças com menos de 5 anos;

Em crianças dos 6 aos 12 anos usar metade da dose de adulto;

Usar sempre de forma temporária e em pequenas quantidades, respeitando as indicações de utilização de cada óleo essencial (via interna, via externa, inalação, puro ou diluído);

Verificar reacções alérgicas (colocar algumas gotas do óleo essencial diluído em óleo vegetal na parte inferior do pulso e esperar uma hora; inalar por 15 segundos e esperar 30 minutos).