Esteva 

Cistus ladanifer

Anti-inflamatório

A esteva é uma planta típica da bacia do Mediterrâneo, muito abundante nas serras Algarvias e Alentejanas. Na primavera, as suas flores salpicam os matos de branco, dando um encanto especial à paisagem. Porém, é nos calorosos dias de verão que é colhida à mão, sendo precisos 1500kg de planta para produzir um litro de óleo essencial!

Algumas gotas num difusor com água, têm um efeito relaxante e regularizador do sistema nervoso, ajudando na depressão, angústia, ansiedade, stress, choque psíquico e nervosismo. Desde a Antiguidade que é considerada a planta da meditação e da espiritualidade.

 + info

Funcho 

Foeniculum vulgare

Digestão

O funcho ou erva-doce é uma planta comum nos campos, com pequenas flores amarelas dispostas em umbelas, e que é facilmente identificável pelo seu aroma e sabor característicos fazendo lembrar as sementes de anis. A planta tem alguns usos culinários tradicionais, sendo ainda usada em infusões. As suas virtudes medicinais são conhecidas desde a Antiguidade, nomeadamente o facto de ajudar a emagrecer.

O óleo essencial de funcho é principalmente administrado por via oral, no tratamento de problemas digestivos ...

+ info

Tomilho-Bela-Luz 

Thymus mastichina

Vias Respiratórias

Na Antiguidade, os egípcios utilizavam o tomilho para embalsamar, os gregos para prevenir doenças contagiosas e os romanos para ganhar bravura. A aromaterapia moderna reconhece as suas propriedades germicidas, pulmonares e de autoconfiança. O tomilho bela-luz é uma espécie de tomilho que apenas ocorre na península ibérica, sendo comum em Portugal.

Colocando apenas algumas gotas num difusor com água ou em bolas de madeira, o óleo essencial liberta um aroma extraordinariamente fresco e agradável, com um forte poder desinfectante do ar e repelente ...

+ info

Poejo 

Mentha pulegium

Anti-pulgas

O poejo é típico de zonas húmidas, crescendo abundantemente e de forma espontânea na margem de rios, lagos e terrenos encharcados, por todo o país. É uma planta bem conhecida por ser um condimento muito usado em várias receitas de culinária e também pelo famoso licor de poejo.

Desde a Antiguidade, sempre se distinguiu o poejo das outras espécies de menta, devido ao facto deste ter propriedades abortivas e emenagogas (aumento do fluxo menstrual). Mais recentemente foi demonstrado o efeito tóxico do óleo essencial, quer a nível hepático...

+ info

Alecrim 

Rosmarinus officinalis

Estimulante

O óleo essencial de alecrim é um dos mais utilizados em aromaterapia, dadas as suas inúmeras propriedades terapêuticas e benefícios para a saúde e bem-estar.

Num difusor com água ou em bolas de madeira, o óleo essencial de alecrim desinfecta o ambiente, evitando infecções respiratórias; elimina cheiros desagradáveis e repele insectos.

Em inalações (puro ou com vapor de água) tem acção expectorante, alivia a tosse e os sintomas da asma; incrementa a actividade mental, diminuindo dores de cabeça, stress, ansiedade, depressão, doenças...

+ info

Macela 

Helichrysum stoechas

Anti-rugas

Esta planta existe na sua forma espontânea em quase todo o território nacional, tendo vários nomes comuns tais como macela, perpétua ou perpétuas‐das‐areias. Tradicionalmente é usada em infusão para tratar problemas de estômago (azia, úlceras, arrotos), perda de apetite e náuseas.

O óleo essencial, cuja utilização é mais recente, é aplicado apenas externamente. A sua procura para elaboração de produtos de cosmética natural tem vindo a aumentar, devido às suas propriedades antibacterianas, antifúngicas, anti-inflamatórias, cicatrizantes... 

+ info

Rosmaninho 

Lavandula stoechas

Anti-stress

É a lavanda tradicional ibérica, cujo aroma característico nos faz lembrar a primavera na serra, com as suas procissões e romarias. São lhe atribuídas as mesmas propriedades e utilizações que as da alfazema (apesar de ser menos conhecido e valorizado), no entanto o seu alto teor em fenchona e consequente toxicidade limita o seu uso a aplicações externas.

Algumas gotas colocadas num difusor com água ou em bolas de madeira, têm um forte poder desinfectante e um aroma intenso, que elimina maus cheiros, afasta insectos, protege a roupa contra a traça e previne infecções respiratórias.

+ info

Alfazema 

Lavandula angustifolia

Anti-depressivo

A alfazema não é espontânea em Portugal, encontrando-se apenas em jardins. É uma planta que necessita de pouca água, adaptando-se bem ao nosso clima. Nas terras do nosso agro-turismo é plantada, proporcionando o seu aroma agradável aos hóspedes que nos visitam.

Das inúmeras propriedades da alfazema, uma das mais conhecidas é a de relaxamento do sistema nervoso. Após um dia de trabalho, a colocação de algumas gotas num difusor com água ajuda a eliminar a ansiedade e o nervosismo. O agradável aroma tonifica e combate a depressão.

+ info

Eucalipto

Eucalyptus globulus

Vias respiratórias, Anti-mosquito

A colocação de algumas gotas num difusor com água ou em bolas de madeira limpa e purifica o ambiente, prevenindo infecções respiratórias e gripe no inverno; elimina cheiros desagradáveis e persistentes como os do tabaco, de animais, de cozinhados ou de humidade; funciona como repelente de mosquitos, traças e outros insectos.

Em inalações tem uma acção descongestionante nasal, expectorante e brônquica, sendo usado para tratar gripe, constipação, bronquite, tosse, asma, rinite, sinusite, dor de garganta e outras inflamações orofaríngeas. Para fazer inalações húmidas, colocar 5 a 10 gotas em ½ L de ...

+ info

Gerânio 

Pelargonium graveolens

Cosmética Natural

O sucesso do óleo de gerânio é devido ao seu aroma doce e floral, a rosas. É aproveitado na perfumaria, na cosmética, no fabrico de sabonetes, em ambientadores e na aromatização de detergentes. Na aromaterapia, o óleo essencial é principalmente utilizado pelas suas propriedades benéficas para a pele (preventivas e curativas).

O óleo essencial não é usado puro sobre a pele, por poder provocar irritação nas peles sensíveis, sendo sempre diluído (1 a 3 %; 20-60 gotas) numa base de óleo vegetal (100 ml).

Aplicado no rosto atua como anti-rugas, sendo eficaz na atenuação...

+ info

Perfume da Serra 

Composição de Óleos Essenciais

Purificador do Ambiente

O Perfume da Serra é uma composição de óleos essenciais da serra de Mértola. É silvestre, fresco e surpreendentemente natural. Predominam os perfumes dos matagais mediterrânicos nos primeiros dias de primavera.

Algumas gotas num difusor com água, têm um efeito purificador no ambiente, mantendo um perfume agradável e suave. Utilizado para eliminar maus odores em casa, especialmente depois de cozinhar, ou para eliminar o cheiro a tabaco. Também pode ser utilizado em bolas de madeira, mantendo o mesmo efeito.

+ info